Festas Populares de Lisboa: as melhores dicas​

Este ano, o Lidl patrocinou as marchas e animou os arraiais. ​


Os Santos Populares fazem-se de tradições fortes, para pessoas autênticas. Valorizam a portugalidade e a proximidade, valores em que o Lidl acredita e defende de várias formas. Este ano, pela primeira vez o Lidl foi patrocinador oficial dos Santos Populares de Lisboa.

Os melhores locais para festejar os Santos Populares

Se, para si, os Santos Populares são para ser festejados na rua, no meio da multidão, a comer sardinha assada e caldo verde e a dançar ao som dos maiores artistas da música popular portuguesa, fique com algumas sugestões de arraiais populares.

Text And Image Section

Festejar os Santos Populares em Lisboa

Em Lisboa, o difícil é escolher entre a vasta programação para festejar o Santo António. A sorte é que a festa dura vários dias e, por isso, pode ir variando entre arraiais. Aqui ficam algumas sugestões:

• Arraial popular de Alfama (Largo de S. Miguel)

• Arraial da Misericórdia (Miradouro de S. Pedro de Alcântara)

• Arraial de São Vicente (Largo da Graça e Largo de São Vicente)

• Arraial da Vila Berta (Bairro da Graça)

• Arraial P’ra Sempre (Largo da Rosa, Mouraria)

• Santos à Campolide (Quinta do Zé Pinto, R. de Campolide)


Consulte o programa completo aqui.


Text And Image Section

Festejar os Santos Populares fora de Lisboa

Há mais vida (e Santos Populares) para além de Lisboa. Noutros pontos do país, junho também é sinónimo de festas populares. Alguns exemplos:


Porto: São João

Braga: São João

Figueira da Foz: São João

Évora: São João

Espinho: São Pedro

Póvoa de Varzim: São Pedro



Como preparar um arraial popular em casa

Se prefere convidar os seus amigos e levar o espírito dos Santos Populares para dentro de sua casa, é muito simples montar um arraial: basta escolher o menu certo, pôr a tocar uma playlist alusiva e decorar o espaço a rigor.


Veja as nossas dicas.

A comida típica dos Santos Populares

É inevitável: as festas de Santos Populares são indissociáveis do cheiro a sardinha assada que por estes dias costuma invadir todos os recantos da cidade. Assim, para celebrar esta data em sua casa, deve garantir que não faltam sardinhas à mesa, preferencialmente assadas no grelhador com carvão.


Mas antes, não se esqueça do típico caldo verde. Depois, pode rechear a mesa com uma salada de alface, tomate e cebola ou uns coloridos pimentos em miniatura grelhados com óleo de ervas aromáticas. Além disso, pode também acrescentar à ementa as bem portuguesas bifanas no pão.


Se quiser reinventar a tradição, pode também optar por umas tapas de sardinha em conserva com broa de milho.

Para regar a refeição, os Santos Populares combinam sempre bem com uma sangria caseira ou cerveja.

Por fim, não podemos encerrar este capítulo sem falar da sobremesa. Mais uma vez, a nossa sugestão traz a tradição para a mesa. Falamos, claro, do cremoso arroz doce.

Text And Image Section

Playlist para um bailarico

Não é preciso ter muito trabalho para preparar uma playlist alusiva a esta época, pois basta pesquisar “Santos Populares” no Youtube ou no Spotify, que logo aparecem excelentes seleções musicais para dançar pela noite dentro.

Porém, não deixamos de lembrar 10 artistas portugueses que não podem faltar em noite de arraial:

  1. Quim Barreiros
  2. Toy
  3. José Malhoa
  4. Saul
  5. Emanuel
  6. Ágata
  7. Mónica Sintra
  8. Rebeca
  9. Ruth Marlene
  10. Rosinha

Atividades para os Santos Populares: Decoração DIY

Se seguir as nossas sugestões gastronómicas e musicais, dificilmente restarão dúvidas de que são os Santos Populares que se festejam em sua casa. Porém, se quer um arraial à séria, não deixe de investir um pouco na decoração. Aqui ficam algumas sugestões: