Aprenda a criar uma horta de ervas aromáticas em casa
Sempre quis ter a sua própria horta de ervas aromáticas em casa e desfrutar de temperos sempre frescos e naturais, acabados de colher da terra?
Transforme os seus pratos com as melhores ervas aromáticas, plantadas com as sementes de ervas aromáticas Bio, de origem biológica e nacional, e descubra uma forma mais fácil, saudável e económica de dar um toque especial aos seus pratos e bebidas caseiras.
Toca a pôr as mãos na terra e a plantar; não há nada mais relaxante e terapêutico do que ver as nossas sementes crescer.
As sementes de aromáticas Bio do Lidl
Anis
Fácil de cultivar, é um ótimo aromatizante, rico em proteínas e fibras. A erva de anis pode ser cultivada em vasos e adapta-se facilmente a diversos tipos de solo.
Cebolinho
Pode ser colhido a qualquer altura do ano e traz sempre mais sabor a uma refeição. Para plantar, pode ser plantado em vasos ou floreiras e deve ter em conta as regas regulares e evitar o excesso de água.
Coentros
De presença obrigatória nas cozinhas portuguesas, é uma erva bastante saborosa e rica em vitaminas e antioxidantes. O ideal é que os coentros sejam plantados isoladamente, em vaso ou floreira, com pelo menos 30 cm de profundidade.
Cominho preto
Esta erva aromática gosta de sol, reage bem a solos drenados e pode atingir cerca de 60 cm de altura. O cominho preto também ajuda na digestão e no combate à retenção de líquidos e pode ser usado para “dar vida” a variados pratos.
Endro
Com uma terra de boa qualidade, uma boa exposição solar e água na medida certa, pode ter endro fresco e delicioso ao longo de todo o ano. Depois é só dar asas à imaginação na cozinha!
Manjericão
Muito versátil e de cheiro inconfundível, o manjericão pode ser usado fresco ou seco. Esta erva aromática possui funções antioxidantes e é especialmente fácil de cultivar, em vasos ou floreiras com pelo menos 30 cm de profundidade.
Orégãos
Sol, temperaturas amenas e uma terra nutritiva — é tudo o que precisa para cultivar orégãos. Com propriedade anti inflamatórias, os orégãos podem ajudar a prevenir diversas doenças e são ótimos para ajudar com problemas do sistema respiratório.
Salsa
Sabia que a salsa pode ajudar a prevenir o cancro e dar um boost no sistema imunitário? Com um sabor inconfundível, a salsa é uma planta de fácil manutenção, que gosta de bastante água e de meia sombra. Indispensável em muitas cozinhas portuguesas.
Sálvia
Em vasos de mais de 30 cm de altura e solos bem drenados, terá plantas de sálvias fabulosas! Podem ser usadas para temperar diferentes receitas ou em forma de chá, para dar um sabor especial às suas bebidas.
Tomilho
O tomilho tem propriedades anti sépticas e ajuda no combate à hipertensão. Plante-o num vaso ou floreira com até 20 cm de profundidade e evite o excesso de água.
O melhor sítio para plantar as aromáticas
No jardim, na varanda, no terraço ou até mesmo no parapeito da janela — desta vez, não há desculpas para não começar a plantar ervas aromáticas em casa.
É possível adaptar a horta de aromáticas a vários locais e ambientes; só tem de ter em conta a exposição solar, as variedades das espécies e os tamanhos dos vasos que está a pensar comprar.
Se precisa de mais dicas, veja aqui as nossas sugestões para cuidar do seu jardim o ano inteiro e conheça ainda como construir um jardim vertical em sua casa.
Tudo o que precisa para ter uma horta perfeita
• Terra versátil e rica em nutrientes;
• Local arejado e com boa exposição solar (direta e indireta);
• Adequar a frequência e intensidade da rega às necessidades das diferentes ervas;
• Ter em conta que algumas aromáticas têm de ser plantadas isoladamente e com profundidades específicas para promover o seu crescimento.
Vantagens de ter uma horta em casa
• Mais económico;
• Uma cozinha mais temperada, cheia de aromas frescos e uma casa mais alegre;
• Fazer da jardinagem um novo hábito e ritual stress free;
• Consumo de produtos frescos, naturais e livres de químicos.
E por aí, já se renderam às maravilhas de ter uma horta de aromáticas em casa?