Construa um jardim vertical na sua varanda

Gosta de jardinagem, mas vive num apartamento? Se a sua casa tiver uma varanda, não há qualquer desculpa para não ter um (mini) jardim em casa!


Mesmo que não tenha um quintal, pois pode muito bem tirar partido da altura desse espaço, que por vezes temos subaproveitado, e criar um jardim vertical na sua varanda.


Veja as nossas dicas e ponha mãos à obra!

Não temos uma resposta única ou universal para si, porque a verdade é que pode plantar tudo (ou quase tudo…) na sua varanda: flores, vegetais, ervas aromáticas, plantas suculentas… no fundo, pode plantar aquilo de que mais gostar.


No entanto, há alguns aspetos básicos que deve ter em conta antes de ir a uma estufa ou a um horto comprar as suas plantas:

  1. Exposição solar

    Exposição solar

    A exposição solar da sua varanda (se o espaço não apanhar sol, não poderá colocar plantas que precisem de exposição direta para crescer).

  2. Vento

    Vento

    O vento (se viver numa zona muito ventosa, terá de escolher plantas resistentes).

  3. Resistência

    Resistência

    A resistência da sua varanda (os vasos de algumas plantas tornam-se extremamente pesados, pelo que convém evitá-las, para não sobrecarregar a estrutura).

Uma vez ponderados estes aspetos, é hora, então, de selecionar o que plantar. O aconselhável é que opte por plantas já pré-semeadas, em vez de se aventurar pela plantação de sementes. Assim, não só verá resultados mais rapidamente, pois não terá de esperar que as suas sementes brotem, como a probabilidade de falhar (principalmente se for principiante na área da jardinagem) é menor.


Outro aspeto que deve ter em conta quando vai construir um jardim vertical é a escolha de plantas que não necessitem de mais do que um pequeno vaso para crescer, pois o espaço da sua varanda não é ilimitado. Assim, eis algumas espécies que podem ser uma boa aposta:

  1. Begónias

    Begónias

  2. Violetas

    Violetas

  3. Petúnias

    Petúnias

  1. Morangos

    Morangos

  2. Vegetais de folha (alfaces, espinafres, couve)

    Vegetais de folha (alfaces, espinafres, couve)

  3. Árvores de fruto anãs

    Árvores de fruto anãs

Agora que já tem uma ideia daquilo que pode plantar no seu jardim vertical, é hora de lhe darmos algumas ideias de estrutura. A premissa base é o aproveitamento de uma ou mais paredes da sua varanda, de modo a rentabilizar o espaço e dispor os vasos em altura.


As possibilidades são muitas, mas deixamos aqui três ideias simples:

  1. Use um escadote de madeira

    Use um escadote de madeira

    Um escadote de madeira é um ótimo suporte para vasos. Deve fixá-lo, de alguma forma, na parede ou chão, para evitar acidentes, e depois basta pendurar os seus vasos nos vários degraus.

  2. Recicle paletes

    Recicle paletes

    Paletes de madeira são excelentes pontos de partida para criar jardins verticais. Ajuste a largura e altura da palete às paredes da sua varanda e afixe suportes em aro ou ganchos para vários vasos.

  3. Afixe ganchos na parede e pendure os vasos

    Afixe ganchos na parede e pendure os vasos

    Uma forma simples de criar o seu jardim vertical sem necessitar de uma estrutura muito completa é afixar ganchos diretamente nas paredes, a várias alturas, e pendurar os seus vasos.

É certo que um jardim construído numa varanda não irá necessitar que tenha em casa todos os utensílios de jardinagem que um jardim tradicional envolve. No entanto, há alguns itens que não pode dispensar, para tratar das suas plantas de forma adequada e fazer da sua varanda-jardim a estrela do seu bairro, nomeadamente:

  1. Terra (substrato universal)

    Terra (substrato universal)

  2. Vasos

    Vasos

  3. Tesoura de poda

    Tesoura de poda

  1. Kit de ferramentas de mão (pá, sacho e ancinho)

    Kit de ferramentas de mão (pá, sacho e ancinho)

  2. Adubo

    Adubo

  3. Regador

    Regador