Tudo o que deve saber sobre a alimentação vegetariana e vegana
Se já ouviu falar de alimentação vegana e vegetariana, temos a certeza que também já ouviu muitas informações contraditórias e mitos por desmistificar sobre estas preferências alimentares. Nós explicamos: no que toca à alimentação vegetariana, existem várias opções, sendo que todas elas excluem a carne. Todas incluem fruta, hortícolas, cereais, leguminosas, sementes e oleaginosas; a única diferença acaba por ser os produtos de origem animal que permitem:
- Ovolactovegetariano: inclui ovos e laticínios.
- Ovovegetariano: inclui ovos.
- Lactovegetariano: inclui laticínios.
- Vegetariano estrito ou vegan: não inclui quaisquer produtos de origem animal.
- Macrobiótica: em alguns casos, pode incluir peixe.
Hoje em dia, já pode encontrar nas lojas Lidl diversos produtos vegetarianos e veganos — como o o hambúrguer Next Level Meat, perfeito para ter sempre no frigorífico. Mas como é sempre bom ter opções, trazemos-lhe sugestões sustentáveis, saudáveis e cheias de sabor, que respeitam estes dois tipos de dietas e que são fáceis de confecionar. Ora veja:
Todos os produtos da gama Vemondo, com comida vegana e vegetariana, são certificados com V-Label e com selos de qualidade e transparência.
Saiba mais sobre a origem dos nossos produtos e sobre as iniciativas de sustentabilidade do Lidl.
Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana e vegana
A dieta vegetariana é mais cara
Este é um mito muito comum, mas o que realmente encarece a dieta vegetariana são mesmo as más escolhas alimentares.
Os alimentos processados que tentam substituir os produtos de origem animal podem até ser interessantes à primeira vista, mas não devem ser a base da alimentação vegetariana, por uma questão de saúde e de poupança ao fim do mês.
Outros produtos que encarecem são os chamados superalimentos, como a spirulina, que não são obrigatoriamente necessários. No fundo, a base da dieta vegetariana é bastante económica: fruta, hortícolas, leguminosas e cereais. Mais simples não há.
É difícil perder peso com a alimentação vegetariana
Perder ou ganhar peso depende das escolhas de cada um e das quantidades consumidas, seja qual for a alimentação praticada. A alimentação vegetariana acaba por ser naturalmente menos calórica, apesar do maior teor de hidratos de carbono.
A dieta vegana é pobre em nutrientes
Os nutrientes mais importantes para o seu corpo e sua saúde estão presentes em praticamente todos os alimentos à disposição de uma dieta vegetariana ou vegana. Ora veja:
- Proteína: está presente em leguminosas, cereais integrais, soja e derivados (tofu e bebida de soja), seitan (opcional), oleaginosas (amêndoas, nozes, etc) e sementes;
- Ómega-3: sementes de chia, linhaça e óleo de linhaça;
- Cálcio: bebidas vegetais fortificadas, leguminosas e hortícolas de folha escura;
- Ferro e zinco: leguminosas, cereais integrais, oleaginosas, sementes e hortícolas folhosas;
- Iodo: sal iodado;
- Vitamina B12: alimentos fortificados e considerar suplementação com o recomendação de um profissional de saúde.
O que deve incluir uma refeição vegetariana equilibrada?
É muito simples criar um prato vegetariano equilibrado, capaz de satisfazer as suas necessidades nutricionais e o seu gosto pessoal. Como deve ser composto um prato vegetariano equilibrado e completo:
• 1/2 hortícolas: privilegiar os de folha verde-escura, como grelos e espinafres;
• 1/4 leguminosas: feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas) ou derivados (tofu);
• 1/4 cereais integrais: arroz, cevada, massa, tubérculos (batata, batata-doce) ou pseudocereais (amaranto, quinoa, trigo sarraceno).
Prefira também fontes de gordura saudáveis como o azeite virgem ou virgem extra. Para potenciar a absorção de ferro e zinco, inclua alimentos ricos em vitamina C como é o caso da laranja, limão, quiwi, morangos, papaia ou pimento.
As melhores receitas de comida vegana e vegetariana
Seja para acompanhar as lasanhas ou os hambúrgueres vegetarianos do Lidl, ou para se deliciar com uma refeição plant based, veja as nossas sugestões de receitas veganas e vegetarianas e surpreenda-se com as texturas e os sabores: