Porquê optar por peixe fresco embalado e peixe congelado?


Certamente já olhou com desconfiança para as arcas do supermercado onde se pode encontrar o peixe fresco embalado e peixe congelado. Mas já pensou que estes produtos, tratados à luz de um rigoroso conjunto de regras e padrões de excelência, podem ser mais seguros do que o peixe vendido em banca e trazer uma maior qualidade e frescura à sua mesa?


Ainda tem dúvidas? Nós explicamos-lhe tudo.

Peixe fresco embalado: dar prioridade à segurança

Text And Image Section

Ao contrário daquilo que poderá ser a intuição mais comum, o peixe fresco vendido a granel não garante maior qualidade e segurança.

Na verdade, o peixe fresco embalado pode ser uma melhor solução, uma vez que todo o processo de embalamento é realizado em ambiente controlado. Os procedimentos rígidos que marcam a viagem destes produtos até à loja protegem-nos de qualquer tipo de contaminação, para que possa chegar à sua casa com a máxima segurança.

Receitas com peixe fresco


Nas lojas Lidl, encontra uma grande variedade de opções de peixe fresco, como filetes (de dourada ou robalo, por exemplo), lombos/postas de salmão ou bife de atum. Pode encontrar também algumas sugestões mais práticas, tais como alimentos já cozidos (tentáculos de polvo, camarão e búzios, por exemplo) e algumas sugestões prontas a cozinhar, tais como hambúrgueres (de pescada e camarão ou de salmão e pescada) e filetes panados (de pescada, salmão ou bacalhau).


E se lhe faltam ideias de pratos de peixe, deixamos-lhe aqui algumas sugestões:

Peixe congelado: a frescura do alto mar à sua mesa

A frescura de um peixe depende diretamente do tempo decorrido entre o momento da pesca e a chegada ao consumidor final. Assim, o peixe vendido como sendo fresco pode já ter feito um longo percurso, passando do barco para a lota e daí para os balcões dos supermercados. Este processo, que pode envolver vários dias, pode implicar a perda de qualidade do peixe, o que se vai refletir no sabor e no perfil nutricional originais.


Vantagens do peixe congelado

Text And Image Section

O peixe congelado apresenta vários benefícios quando comparado com os produtos que se afirmam como frescos:


● Conservação da textura, cheiro, sabor e valor nutricional do peixe.

Eliminação de possíveis toxinas, devido ao efeito de esterelização causado pelas temperaturas muito baixas da ultracongelação.

Redução do desperdício, pois pode descongelar apenas a quantidade de peixe de que necessita para as suas receitas, não tendo de cozinhar o peixe inteiro.

● Preservação da sustentabilidade dos oceanos, já que o peixe, apesar de poder ser consumido em qualquer altura do ano, foi pescaso na sua época.

Receitas com peixe congelado


À semelhança do que acontece com o peixe fresco embalado, no Lidl irá encontrar também uma ampla variedade de peixe e marisco congelados, de que são exemplo os filetes, postas e lombos de várias espécies de pescado (pescada, sardinha, alabote, peixe galo, garoupa, maruca ou salmão), o bacalhau, os moluscos (chocos, lulas, polvo e pota) e as mariscadas e preparados (para caldeirada de peixe ou arroz de tamboril, por exemplo).


Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de receitas de peixe onde poderá utilizar alguns destes produtos:

  1. Moqueca de Peixe

    Moqueca de Peixe

  2. Bruschetta de Sardinha com Molho Verde

    Bruschetta de Sardinha com Molho Verde

  3. Filetes de Pescada e Courgette Salteada

    Filetes de Pescada e Courgette Salteada

Conheça as certificações do peixe do Lidl

Já sabe que a sustentabilidade está no centro das nossas preocupações e o peixe não podia ficar de fora. Assim, o nosso pescado detém as seguintes certificações:

  1. MSC - Marine Stewardship Council:

    MSC - Marine Stewardship Council:

    Este é um selo que garante que os nossos fornecedores praticam uma pesca sustentável, ou seja, que respeita as espécies e os seus habitats, bem como as comunidades dos meios envolventes.

  2. ASC - Aquaculture Stewardship Council:

    ASC - Aquaculture Stewardship Council:

    Apesar de privilegiarmos pescado de origem selvagem, também temos pescado de aquacultura em que este selo garante o respeito pelo ambiente, através, por exemplo, da boa gestão dos recursos hídricos e o uso controlado de químicos e antibióticos.