Onde fazer Stand Up Paddle: os 15 melhores lugares em Portugal

Lagoas, lagos, rios, barragens ou mar: nos pouco mais de 90km2 deste Portugal à beira-mar plantado, o que não falta são cursos de água para desfrutar de bons momentos a bordo de uma prancha de stand up paddle (SUP).


Por isso, quer seja principiante na prática deste desporto, quer já tenha experiência e não dispense umas boas horas a remar em cima da prancha, selecionámos 15 lugares, de norte a sul de Portugal continental, onde pode desfrutar de bons momentos ao ar livre enquanto pratica SUP.


Só tem de escolher se quer praticar em águas calmas ou no mar e decidir em que ponto do país quer remar. Com tantos lugares incríveis, pode ter a certeza que o difícil vai ser escolher.

Media Highlighting

Stand Up Paddle em águas calmas

Começamos no norte do país e vamos até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês onde, perto da histórica aldeia de Lindoso, encontramos a Albufeira de Touvedo (rio Lima).


Este é um curso de água onde não é difícil encontrar caiaques e canoas, por exemplo, já que, pelas suas águas calmas e tranquilas, é muito procurado por praticantes de desportos aquáticos.

Uma vez que este local se destaca pela ausência de correntes, é uma ótima opção para miúdos e graúdos desfrutarem de um dia de Stand Up Paddle no meio de uma das maiores áreas protegidas do nosso país.

Se nunca visitou Miranda do Douro, o SUP pode ser uma ótima desculpa para rumar até Trás-os-Montes e conhecer a terra dos pauliteiros, ouvir falar mirandês e comer uma bela posta mirandesa.


No que toca ao paddle, o nosso conselho é que pegue na prancha e no remo, vá até ao cais fluvial e se divirta a circular entre Portugal e Espanha: sim, porque atravessando entre as margens irá acabar por atravessar a fronteira.

Continuando no curso do rio Douro, a Praia Fluvial do Pedorido é mais uma ótima opção para passar um dia em família e deslizar sobre águas quentes.

Esta é uma das várias opções de praias fluviais com ótimas infraestruturas de apoio no Douro.


Rumamos agora até ao distrito de Viseu, onde, entre os concelhos de Mangualde e Viseu, encontramos a Albufeira da Barragem de Fagilde. É um lago com uma área de 7,5 hectares a partir do qual, em cima de uma prancha de SUP, é possível admirar pormenores únicos da paisagem envolvente.

Conhecida pelos seus múltiplos canais, a Ria de Aveiro é outra beleza natural de águas calmas, perfeita para a prática de Stand Up Paddle.


Para lançar a prancha à água, sugerimos que vá até ao Bairro dos Pescadores, na zona da Costa Nova. Além do mais, esta será uma excelente oportunidade para apreciar os coloridos palheiros caraterísticos desta zona do país.


Agrada-lhe a ideia de andar a bordo de uma prancha, num lago a 1600 km de altitude? Se a resposta é claramente um sim, sugerimos que rume até à Serra da Estrela e reme ao longo da maior lagoa de origem glaciar desta emblemática serra portuguesa.

E uma vez na zona centro, o rio Mondego é paragem obrigatória para os amantes do Stand Up Paddle. A Praia Fluvial do Rebolim é um bom ponto de partida, a partir do qual pode escolher subir ou descer a bordo das águas calmas deste rio.

A zona da Barragem de Castelo de Bode é outro local que esconde belezas únicas de que só é possível desfrutar a partir do rio.

Como tal, um passeio de SUP é a atividade ideal para praticar nesta zona. Sugerimos que pegue na prancha e siga até à Praia Fluvial da Castanheira para dar início ao seu passeio.


Na zona Oeste, entre Caldas da Rainha e Óbidos, encontramos mais uma beleza natural cujas águas, pela sua calma e pouca profundidade (2 metros, no máximo), reúnem as condições ideais para praticar Stand Up Paddle: a Lagoa de Óbidos.

Se está - ou planeia rumar - até ao Alentejo, não se esqueça de levar a sua prancha de Stand Up Paddle consigo e rumar até ao Cais de Mértola. A partir daí, poderá começar a remar e desfrutar da beleza natural do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Stand Up Paddle no mar

O que não falta na zona de Cascais são praias, pelo que o difícil vai ser escolher: para praticar Stand Up Paddle, sugerimos a praia da Duquesa, onde a vista para os palacetes característicos da vila e para a marina irá, certamente, deslumbrar os mais cépticos.

Ainda na zona da Grande Lisboa, sugerimos que leve a sua prancha até à margem sul e rume até à Costa da Caparica. Tal como acontece na zona de Cascais, há várias praias por onde escolher; a Praia da Nova Vaga é uma das que mais tem atraído os praticantes desta modalidade.

Uma prancha de paddle é um ótimo meio de transporte para chegar à tão famosa Ilha do Pessegueiro, eternizada por Rui Veloso.

Assim, rume até Porto Covo, leve o seu equipamento até à praia que fica de frente para a ilha e reme até lá, desfrutando das águas cristalinas e geralmente calmas. Quando chegar, pode sempre fazer uma pausa na ilha, apreciando a vista para a praia e observando os peixinhos, antes de regressar.




É óbvio que o Algarve não podia faltar neste roteiro de lugares para fazer Stand Up Paddle em Portugal.

Dos muitos pontos que podíamos recomendar, escolhemos a Ponta da Piedade, que muitos praticantes de SUP procuram para apreciar o nascer ou o pôr do sol. É uma excelente ideia, não é? Para lá chegar, sugerimos que inicie o seu passeio na Praia do Barranco do Martinho, a mais próxima do destino.


As grutas desta zona são uma das maravilhas naturais mais procuradas no Algarve e nada como apreciar a beleza natural das grutas de Benagil de outra perspetiva — em cima de uma prancha, de remo na mão.


Assim, é bem no sul do país, em Faro, que terminamos esta nossa lista dos melhores lugares de Portugal para praticar SUP.


Depois destas dicas, acha que já tem tudo o que precisa para comprar a sua primeira prancha de Stand Up Paddle? Todas estas maravilhas naturais merecem a sua visita.