O que não pode faltar na sua tábua de queijos e enchidos
Queijos, enchidos e vinho: é uma mesa portuguesa, com certeza! E se os olhos são os primeiros a comer, nada como surpreender os seus convidados com uma bonita e diversificada tábua de queijos e enchidos… Saiba o que não pode faltar!
Que queijos incluir?
Os verdadeiros amantes de queijo irão apreciar uma tábua em que possam experimentar produtos com diferentes sabores, intensidades e texturas. Assim, para o ajudar a escolher queijos, sugerimos que inclua na sua tábua:
Um queijo amanteigado
(tal como queijo de Seia, queijo Senra, queijo Alvelhe ou Queijo amanteigado Quinta dos Açores®).
3 a 4 tipos de queijo de pasta dura/ semi-dura
(queijo da ilha, queijo de mistura Serras de Penela®, queijo de Azeitão, Queijo Mestiço de Tolosa, queijo de cabra atabafado Monte da Vila, Monte da Soalheira® Queijo Queimoso).
1 a 2 variedades de queijos aromatizados
(por exemplo, queijo curado e apimentado A Queijeira®, queijo de mistura Serras de Penela® com alho e orégãos ou queijo Quinta amanteigado picante Quinta dos Açores®).
Um queijo fresco ou requeijão
Que enchidos incluir?
No que toca a enchidos, a nossa recomendação é que misture enchidos cozinhados com enchidos ao natural, de modo a que a sua tábua de queijos e enchidos possa conter também alguns alimentos quentes:
2 a 3 tipos de enchidos ao natural
Presunto, painho, chourição, paio ou salsichão, por exemplo.
2 a 3 tipos de enchidos cozinhados:
Chouriço, alheira, morcela ou farinheira.
Nas lojas Lidl, encontrará uma grande variedade de enchidos portugueses, oriundos de várias regiões do país, tanto com a chancela Da Minha Terra®, como da marca própria Fumadinho®, como ainda de conceituadas marcas de que são exemplo Prisca®, Quinta de Jugais®, MinhoFumeiro®, Montaraz®, entre outras.
Outras Dicas
Por muita qualidade que os alimentos escolhidos possam ter, uma boa tábua de queijos e enchidos precisa de outros sabores secundários que contrastem e acentuem com os principais (e que deem também mais cor e texturas à tábua).
Eis alguns outros alimentos que deve adicionar à sua tábua:
● Frutos secos, como miolo de noz, amendoim, caju ou pistácio;
● Fruta fresca (ficam sempre bem umas uvas ou umas fatias de pera ou maçã, por exemplo);
● Uma compota, de preferência de um sabor que faça um bom contraste com o queijo, como abóbora ou tomate;
● Tostas e bolachas de água e sal.
Por fim, não se esqueça de colocar um cesto de pão, com vários tipos de pão e broa, ao lado da sua tábua de queijos e enchidos. Na padaria do Lidl, irá encontrar certamente variedades de pão que farão as combinações perfeitas.
Como dispor os elementos na tábua
O primeiro passo para a preparação é a escolha da tábua em si: avalie o número de pessoas que vai ter à mesa e pense na quantidade de enchidos que cada um comerá.
Num jantar de petiscos, em que não será servido um prato principal, o melhor será optar por uma tábua de um tamanho generoso, enquanto se a tábua de queijos e enchidos for apenas uma entrada, convém que escolha uma tábua mais pequena, para não matar logo o apetite para o prato principal.
Já na hora de montar a tábua de queijos e enchidos, não se esqueça:
● Faça diferentes cortes nos queijos, de modo a que se consigam distinguir as diferentes variedades, na tábua;
● Coloque o queijo amanteigado, bem como o queijo fresco (dentro de uma pequena taça), ao centro;
● Dispostos os elementos únicos, divida os pedaços dos outros queijos e enchidos em duas partes iguais e monte a sua tábua em espelho, de modo a que independentemente do lado da mesa em que cada pessoa estiver, consiga sempre chegar a todos os elementos da tábua.
Veja aqui como fazer uma Tábua de Queijos e Enchidos Da Minha Terra, uma receita da Teresa Cameira.
Melhores vinhos para acompanhar queijos e enchidos
É muito difícil indicar o vinho perfeito para acompanhar uma tábua de queijos e enchidos, uma vez que ela contém uma diversidade de produtos e, consequentemente, de sabores.
Porém, tal como Maria João de Almeida e Pedro Ramos sugerem neste episódio do podcast O vinho não cai do céu, uma vez que os enchidos contêm sempre algum teor de gordura, o vinho branco, por conter maior acidez, acaba por fazer um melhor contraste e também ajudar a abrir o apetite.
Alguns tintos frutados acabam também por harmonizar na perfeição com certos enchidos e ser o contrabalanço ideal para o sabor forte de alguns queijos.