Gravidez: como hidratar a pele de forma simples
A pele seca durante a gravidez é um problema comum à maioria das mulheres grávidas, por isso é natural que sinta comichão, devido à secura da pele. As hormonas da gravidez tornam a pele mais elástica para esticar a barriga e acomodar o bebé em crescimento, sendo que a pele esticada pode perder humidade e levar à sua secura.
Assim, a pele, principalmente ao redor da barriga, começa a ficar seca durante os segundo e terceiro trimestres da gravidez e, à medida que a gravidez avança, a pele pode ainda ficar seca no rosto, braços, pescoço, seios e coxas.
Como tal, e para além de outros importantes cuidados, nada como acentuar a hidratação da pele nesse período.
Cuidados a ter com a pele durante a gravidez
As alterações hormonais durante a gravidez, que estão relacionadas com o aumento das hormonas femininas (estrogénio e progesterona) nos pigmentos da pele, nos vasos sanguíneos, nas glândulas e no sistema imunitário, acabam por “tirar” a oleosidade da pele, o que conduz a uma pele demasiado seca.
Na verdade, a vida que se está a desenvolver no seu útero traz muitas mudanças ao seu corpo, podendo algumas ser responsáveis pela pele seca, já que a flutuação dos níveis hormonais durante a gravidez podem enfraquecer ou danificar a camada que protege a superfície da pele. Isso pode resultar na evaporação da água do corpo, levando a que a pele fique ressequida.
Assim:
- O seu corpo requer mais líquidos quando está grávida, para melhorar o volume de sangue e deixar passar o oxigénio. A falta de água ou desidratação durante a gravidez pode deixar a sua pele demasiado ressequida.
- Mudanças de temperatura e clima, como a humidade e fluxo de ar, também podem resultar na pele ressequida. Isso geralmente sucede durante o verão, por isso, proteja-se!
- As futuras mães que têm pele oleosa tendem a lavar o rosto várias vezes, o que deve ser evitado, pois a limpeza ou lavagem excessiva da pele pode enfraquecer a barreira e secar a pele.
- A deficiência de vitamina A na dieta da gravidez pode resultar na pele demasiado seca e na descamação da pele. Por isso, é recomendado o consumo de alimentos altamente nutritivos durante a gravidez.
- O estiramento da pele sobre o abdómen também pode deixar a pele seca e levar a descamação e comichão. No entanto, é temporário e pode ser tratado facilmente com um bom hidratante.
O que pode fazer e como fazer
A água extremamente fria ou extremamente quente pode extrair a humidade do corpo. Por isso, opte por lavar o rosto e tomar banho com água morna.
Use produtos de limpeza suaves, de preferência à base de plantas, para lavar a pele.
Hidrate e volte a hidratar a pele. Os hidratantes podem adicionar água à superfície da pele, podendo impedir que a humidade desapareça. Adicione-os à sua rotina de cuidados com a pele para evitar a pele seca e ressequida.
Cubra a pele e use protetores solares à base de plantas - como, por exemplo, os protetores solares vegan, da Cien - quando sair para o exterior. Isso pode proteger a sua pele durante o verão.
Beba bastante água e mantenha-se hidratada.
Inclua na sua dieta alimentos nutritivos com gorduras saudáveis, como abacate, nozes, azeite, óleo de canola e vegetais na sua dieta.
Caso resida num lugar sem humidade, pode colocar um humidificador no quarto para evitar que a sua pele fique ressequida.
Hidratação da pele durante a gravidez
A hidratação da pele é sempre importante, ainda mais quando se está à espera de um bebé. E o período de gestação merece toda a nossa atenção, incluindo os cuidados a ter com a pele. Por isso, e para evitar que a pele fique seca ou ressequida, nada como aplicar um bom hidratante.
Hidratante a usar
O uso constante de um bom creme hidratante irá ajudar a cuidar da sua pele durante a gravidez (e não só). E a boa notícia é que a compra de cremes para esta finalidade não tem de ser um esforço-extra no seu orçamento mensal!
O creme hidratante clássico CIEN do LIDL contém nutrientes benéficos para a pele, tais como o óleo de grainhas de uva e a manteiga de karité.
Assim:
O óleo de semente de Vitis Vinifera (uva) é facilmente absorvido, deixando a pele macia e hidratada. Além disso, entre outros benefícios:
- Hidrata e firma: como o óleo de semente de uva contém vitamina E, bem como ácidos gordos hidratantes, pode ajudar a pele a parecer mais firme e mais jovem.
- Previne os danos causados pelos radicais livres: o óleo de semente de uva é rico em muitos outros compostos vantajosos, incluindo betacaroteno, vitaminas D, C, E e polifenóis, tornando-o numa forte fonte de benefícios antioxidantes, incluindo a eliminação de radicais livres e a proteção contra agressores ambientais, como a radiação UV.
- Reduz a hiperpigmentação: Para além de combater as erupções, ajuda nos danos causados pelo sol e na hiperpigmentação que pode ocorrer durante a gravidez.
- Uniformiza o tom da pele: como contém o antioxidante proantocianidina, o óleo de semente de uva pode ajudar a uniformizar o tom da pele quando usado de forma constante.
No que diz respeito à manteiga de karité é normalmente usada tendo em conta os seus efeitos hidratantes. Esses benefícios estão ligados ao teor de ácidos gordos do karité, incluindo os ácidos linoleico, oleico, esteárico e palmítico.
Assim, e entre outros benefícios, quando é aplicado, é rapidamente absorvido pela pele, atuando como um agente “reengordurante”, ou seja, restaura os lipídios e cria humidade rapidamente. Isso não só restaura a barreira entre a pele e o ambiente externo, retendo a humidade e reduzindo o risco de a pele ficar demasiado seca.
Dicas para cuidar da pele durante a gravidez
Beba bastante água
Beba bastante água e mantenha-se hidratada. A hidratação reflete-se na pele.
Mantenha o corpo e cabelo limpos
com um champô e gel suaves, sendo o limite dos banhos de apenas uma vez por dia. Evite fazer banhos de espuma, pois isso só ajuda a ressecar a pele.
Gel de banho hidratante
Durante a gravidez, os sabonetes ou gel de banho hidratantes são os melhores para a pele.
Esfolie a pele
de forma a remover as células mortas e a manter uma pele saudável.
Vitaminas e cálcio
Certifique-se (com a ajuda do seu médico) de que ingere níveis adequados de vitaminas e cálcio durante a gravidez não só porque o corpo precisa, mas também porque a sua pele irá agradecer.
Sono adequado
Tenha um sono adequado, pois um sono relaxado ajuda no relaxamento do corpo, da mente e da pele.
Exercício físico
O exercício físico, ao estimular a circulação sanguínea por todo o corpo, ajuda a pele a ter uma aparência mais bonita e brilhante.
Creme hidratante
Os hidratantes ajudam a diminuir a comichão e a manter a humidade que a pele precisa. Um bom hidratante é sempre útil.
Protetor solar
Use um protetor solar de amplo espetro no rosto todos os dias, para evitar que o pigmento escureça ainda mais. Evite o sol quente.