Férias e animais de estimação: algumas dicas para os donos

São a nossa companhia durante todo o ano e proporcionam-nos momentos de absoluta ternura e felicidade, por isso, quando as férias fora de casa se aproximam, surge a preocupação: o que fazer com os nossos animais de estimação durante este período?

Deixar ou levá-los consigo: eis a questão

A resposta depende muito do animal em causa: se está completamente fora de questão levar consigo um canário ou um peixe dourado, com um cão (e até mesmo um gato), essa já poderá ser uma ideia a ponderar.


Quer levá-lo, quer deixar o seu animal em casa exige que assegure algumas questões logísticas: se tem quem tome conta do animal, se o sítio para onde vai é pet friendly, quanto tempo terá o bicho de passar sozinho, etc… Vejamos, então, os prós e contras de cada solução.

Deixar os animais de estimação em casa durante as férias

Se os seus planos de férias não se coadunam, de todo, com a presença do seu amigo de quatro patas, é hora de começar a planear a logística para que ele fique seguro e cuidado, durante os dias em que vai estar fora. Ideal mesmo seria que pudesse deixá-lo com um amigo ou familiar, de modo a garantir que o animal terá sempre companhia e as suas necessidades estarão sempre garantidas.


Porém, caso isso não seja possível, há casos em que, ainda assim, deixar o animal no seu próprio espaço pode ser a melhor solução.

Text And Image Section

Vantagens e desvantagens desta solução

A maior vantagem de deixar o seu animal de estimação em casa enquanto vai de férias é o facto de ele permanecer no ambiente que já conhece, evitando-se, deste modo, o potencial stress associado à mudança de ambiente (o que é especialmente importante no caso dos gatos, que são animais bastante territoriais).


Por outro lado, o animal poderá sentir-se sozinho e, como tal, por exemplo:


  • comer menos ou deixar mesmo de se alimentar;
  • danificar objetos;
  • tornar-se mais agressivo.

O que deve assegurar se optar por deixar o seu animal de estimação em casa

A primeira coisa a assegurar se optar por deixar o seu amigo em casa enquanto sai para férias é: quem irá tomar conta dele durante esse período? Sim, porque deixar os animais de estimação em casa, sozinhos, sem serem visitados por ninguém está completamente fora de questão! Por isso, algum tempo antes do início das férias, contacte amigos, familiares ou até vizinhos, de modo a perceber se alguém tem disponibilidade para visitar o seu animal de estimação com alguma regularidade, para assegurar as suas necessidades de alimentação, higiene e socialização (que dependem, sobretudo, das caraterísticas do animal).



Embora o ideal seja que o animal seja visitado por alguém que já conheça, para minimizar o impacto da distância relativamente aos seus donos, caso essa solução não seja possível e não queira mesmo deixar o seu animal de estimação fora do seu ambiente, pode sempre tentar encontrar um petsitter na sua área, que possa ir até sua casa, passear o seu cão, etc. Idealmente, tente apresentar o animal ao seu cuidador temporário antes de ir de férias, para que ele não estranhe tanto a pessoa.


Outros cuidados que deve ter se optar por deixar o seu melhor amigo em casa são:

  1. Comprar antecipadamente comida

    Comprar antecipadamente comida

    (e quaisquer outros acessórios) suficiente para o período em que vai estar fora.

  2. Deixar alguma peça de roupa

    Deixar alguma peça de roupa

    que tenha o seu cheiro disponível para o animal, de modo a minimizar um pouco o impacto da ausência.

  1. Dar indicações ao cuidador sobre a rotina

    Dar indicações ao cuidador sobre a rotina

    do animal (quantidade de comida que deve oferecer, horários, passeios, etc.).

  2. Assegurar que o animal tem acesso aos brinquedos

    Assegurar que o animal tem acesso aos brinquedos

    e outros objetos que façam parte da sua rotina, durante o período de ausência.

Onde deixar os seus animais de estimação durante as férias: algumas opções

Caso deixar o seu animal de estimação em casa não seja opção, mas levá-lo de férias consigo também não, então, deverá procurar outra solução para que o seu companheiro fique seguro e bem cuidado. Os hotéis para animais de estimação são uma opção, mas há outras: por exemplo, existem comunidades de pessoas disponíveis para receber animais de estimação nas suas casas, enquanto as famílias estão ausentes, e alguns veterinários também dispõem de serviço de alojamento.


Pedir recomendações ao seu veterinário poderá ser uma boa opção.

Férias com animais de estimação: leve-os consigo

Férias em família não o são verdadeiramente se os membros de quatro patas não fizerem parte? Então, tenha em mente que levar o seu animal consigo exige planeamento-extra (e preocupações, durante a estadia) e mãos à obra na preparação das férias!


Dicas para escolher o destino de férias, se optar por levar os seus animais

Antes de tomar qualquer decisão, é importante ponderar duas coisas: o tipo de férias que gostaria de ter e as rotinas e necessidades do seu animal de estimação. Depois, é necessário perceber se ambos são compatíveis. Por exemplo, se o seu plano de férias ideal é num resort, com tudo incluído, passando os dias ao sol, à beira da piscina, então, será melhor não levar o seu animal de estimação consigo. Já umas férias no campismo, por exemplo, caso o local escolhido aceite animais, poderão ser uma boa aventura, dependendo do animal (talvez um gato não aprecie tanto a experiência como um cão…).

Assim, se concluir que quer mesmo que o seu amigo de quatro patas faça parte dos seus dias de férias, tenha em atenção, na escolha do destino:

  1. O tempo de viagem

    O tempo de viagem

    e o meio de transporte a utilizar (viagens muito longas e/ou de avião, em que não seja possível fazer paragens, poderão ser stressantes para o animal).

  2. As regras dos alojamentos

    As regras dos alojamentos

    relativamente a animais de estimação.

  3. O espaço que o animal terá disponível

    O espaço que o animal terá disponível

    (por exemplo, uma casa com jardim poderá ser uma boa opção).

  1. As atividades que quer fazer durante as férias

    As atividades que quer fazer durante as férias

    (por exemplo, se for um destino de praia, terá de assegurar que existem praias onde animais são permitidos).

  2. O clima

    O clima

    (assegure-se de que é adequado para o seu companheiro).

  3. A segurança

    A segurança

    (por exemplo, existem na área animais potencialmente perigosos ou passíveis de transmitir doenças ou pragas?).

O que deve assegurar se optar por escapadinhas com animais de estimação

Já decidiu que o seu animal vai consigo e até já tem o destino de férias escolhido? Então, fique com a checklist que o poderá ajudar a não se esquecer de nada para umas férias divertidas e seguras:


  • Ter sempre consigo água, comida e um comedouro/bebedouro portátil;
  • Assegurar que o animal viaja em segurança (numa transportadora segura e espaçosa, com cinto de segurança ou trela);
  • Assegurar que o animal tem as vacinas e desparasitações em dia e tem a informação atualizada no microchip;
  • Levar sacos para os dejetos e toalhetes, para o caso de ter de limpar alguma sujidade que o animal faça.