7 dicas de poupança nas compras para a casa

Com a inflação a aumentar, cada vez é mais difícil incluir a palavra poupança no vocabulário das famílias… Porém, apesar de não podermos interferir em todas as despesas essenciais, há algo em que o Lidl está empenhado em ajudar: baixar os preços em dezenas de artigos, de modo a ajudar os nossos clientes a poupar… Por isso, de há algumas semanas para cá, os preços Lidl estão em queda!


Saiba mais.

Como poupar no Lidl: 7 dicas

Seria muito fácil dar-lhe uma única dica para poupar: fazer as suas compras em lojas Lidl. Porém, queremos ir mais longe na nossa missão de contribuir para a poupança das famílias portuguesas, pelo que reunimos aqui 7 dicas úteis.

Text And Image Section

Estabeleça um orçamento

Seja muito ou pouco, a verdade é que o dinheiro não estica, por isso, é muito importante ter um orçamento familiar que lhe permita estabelecer, de entre o dinheiro ganho, quanto é para gastar e quanto deve reservar para situações de emergência. Depois, dentro do saldo disponível para gastos, estabeleça (com margem) um limite para cada tipo de despesas (à medida que for registando as suas despesas, será mais fácil ter orçamentos mensais realistas).


Assim, na hora de ir ao supermercado, já terá uma ideia de quanto pode/deve gastar, o que o ajudará a não cair na tentação de comprar coisas de que não necessita.

Text And Image Section

Faça uma ementa semanal

Antes de planear a sua ida às compras, planeie as refeições para a semana (inspire-se nas receitas práticas e económicas que temos para si). Assim, saberá exatamente do que vai precisar em termos de ingredientes e poderá verificar quais tem em casa e quais lhe faltam. Deste modo, evitará colocar no carrinho de compras itens desnecessários, que poderão vir até a estragar-se, se não forem utilizados, o que, além de não ser amigo da sua carteira, também não irá ajudar o planeta, visto que será desperdício.

Text And Image Section

Consulte os folhetos e cupões

Outra prática que poderá ajudar muito a alcançar a tão desejada poupança é aproveitar as promoções. Por isso, consulte-as ao mesmo tempo que faz a ementa para a semana, pois poderá incluir refeições que necessitem de alimentos em promoção, tais como carne, peixe ou legumes. Além disso, pode aproveitar promoções para comprar artigos não perecíveis daqueles que tem a certeza que, mais dia menos dia, irá gastar, tais como produtos de higiene e limpeza, conservas e outros produtos de mercearia (por exemplo, massa ou arroz), congelados, entre outros.

Text And Image Section

Faça uma lista de compras

De certeza que já estava a estranhar ainda não lhe termos falado na lista de compras, pois ela é imprescindível para quem não quer gastar dinheiro a mais no supermercado. Porém, o momento de a fazer é agora, que já passou pelos passos anteriores… Com tudo planificado, crie, então, uma lista com todos os produtos de que necessita e cinja-se a essa mesma lista, no momento de comprar.

Text And Image Section

Compre produtos multifuncionais

Nem só de produtos alimentares vive a despensa de uma casa, não é verdade? Da lista de compras fazem também parte, normalmente, produtos de higiene e de limpeza, entre outros.


É óbvio que não os pode cortar da lista. Porém, uma dica que o pode ajudar a poupar com este tipo de artigos é optar por produtos que têm várias utilizações, pois assim evita acumular linhas no seu talão do supermercado. Por exemplo, há produtos de limpeza que pode usar na cozinha e na casa de banho, por exemplo, evitando comprar produtos específicos para cada divisão.

Text And Image Section

Atente nos preços por litro/quilo para fazer as melhores escolhas

Esta é uma prática que quem quer poupar nas compras não pode descurar, isto porque nem sempre comprar um item com um preço final mais baixo é sinónimo de poupança. Geralmente, em produtos embalados, comprar embalagens com mais quantidade fica mais barato do que comprar uma quantidade menor (e um belo exemplo disso são os nossos produtos em embalagens XXL). Isto porque o que deve contar é o preço por quilograma ou por litro, isto é, apesar de uma embalagem mais pequena ter um preço final menor do que o de uma embalagem maior, é mais vantajoso comprar a embalagem maior, já que leva mais quantidade por um preço unitário menor. Esta regra deve ser válida, sobretudo, em produtos não perecíveis, de modo a que se aguentem por mais tempo, justificando a compra de uma maior quantidade (por exemplo, detergentes, produtos de higiene, produtos de mercearia, etc…).

Não tenha medo de comprar produtos com aproximação da data de validade

Ao fazer uma lista de compras com base na sua ementa semanal, terá a certeza de que, nos dias seguintes, irá mesmo consumir aqueles produtos. Por isso, uma excelente forma de reduzir cêntimos ou mesmo euros na conta final é, caso haja disponíveis, optar por alimentos cuja data de validade está próxima e que, por isso, estão a um preço mais baixo.


No Lidl, utilizamos etiquetas verdes ou cor-de-laranja para assinalar estes produtos, cuja qualidade ainda se mantém impecável, mas que, se não forem vendidos, terão de ser desperdiçados. Por isso, ao comprar estes artigos, pode ter a certeza de que estará a levar para casa alimentos em perfeitas condições, cujo preço descemos apenas como forma de evitar o desperdício. É bom para nós, para si e para o planeta!