Cuidar da saúde oral: lavar os dentes basta?
Manter bons hábitos de saúde oral é tão importante como tomar atenção a qualquer outra área da nossa saúde. No entanto, será que para cuidar da saúde da nossa boca, lavar os dentes basta?
Outra questão que muitas pessoas se colocam é se é necessário gastar muito dinheiro para manter uma boa saúde oral, mas, ainda antes de passarmos às dicas, dizemos-lhe já que pode contar com os produtos Dentalux, do Lidl, para manter uma boa higiene oral, a preços acessíveis.
O que é saúde oral e qual a sua importância?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde oral passa, entre outros aspetos, pela prevenção do mau hálito, das cáries e de doenças das gengivas, podendo contribuir ainda para evitar a queda de dentes à medida que envelhecemos.
Para tal, lavar os dentes diariamente é essencial, bem como o é fazer check-ups no dentista regularmente. Contudo, só isso não basta! As rotinas de cuidados orais completas devem ser praticadas diariamente para evitar futuros problemas dentários… Até porque, a má higiene oral pode causar problemas de saúde, nomeadamente:
- Dor oral e facial: esta dor pode ser causada, em grande parte, por infeção nas gengivas, que sustentam os dentes, podendo mesmo levar à sua perda. A gengivite, um estágio inicial da doença gengival, é extremamente comum.
- Problemas com o coração e outros órgãos importantes: embora seja necessária mais investigação, alguns estudos têm concluído que uma saúde oral pobre aumenta a probabilidade de sofrer de problemas cardiovasculares e tem possíveis implicações no desenvolvimento de outras doenças, como artrite reumatóide.
- Problemas de digestão: A digestão começa com processos físicos e químicos na boca, logo, problemas aqui podem levar à insuficiência intestinal, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios digestivos.
As 7 dicas para uma boa saúde oral
Assim, para que saiba cuidar corretamente da sua saúde oral e evitar problemas, aqui ficam algumas dicas.
1. Não vá dormir sem escovar os dentes
Não é segredo que a recomendação geral é de escovar pelo menos duas vezes por dia. Assim, fazê-lo antes de ir para a cama irá ajudá-lo a livrar-se dos germes e placas que se acumularam ao longo do dia. Outra hora indicada para escovar os dentes é imediatamente depois de nos levantarmos, de manhã, pois é uma boa forma de eliminar a placa bacteriana que se multiplica durante a noite, de criar uma barreira protetora do esmalte contra o ácido dos alimentos que começaremos a ingerir durante o dia e de estimular a produção de saliva.
2. Escovar corretamente
A forma como se escova os dentes é tão importante como a frequência (ou ainda mais). Mova a escova de dentes em movimentos suaves e circulares para remover a placa bacteriana. A placa não removida pode endurecer, levando à formação de gengivite.
3. Não negligencie a sua língua
As bactérias também podem acumular-se na sua língua. Isto não só pode causar maus odores na boca, como pode levar a outros problemas de saúde oral. Assim, escove suavemente a sua língua de cada vez que escovar os dentes.
4. Use elixir bocal
O elixir bucal apresenta três grandes benefícios:
- Reduz a quantidade de ácido na boca
- Limpa áreas difíceis de escovar dentro e ao redor das gengivas
- Remineraliza os dentes.
6. Evite o tabaco
que contribui para que se desenvolvam doenças nas gengivas e cancro da boca, e limite o consumo de bebidas alcoólicas.
7. Visite o dentista regularmente
para limpezas e exames. Esta é uma das formas mais eficazes para detetar os primeiros sinais de cáries dentárias e outras doenças.
Que produtos devem fazer parte de uma boa rotina de higiene oral?
Escova de dentes
O que não falta no mercado são opções de escovas de dentes, desde as mais tradicionais às mais sustentáveis, como é o caso das escovas de dentes de bambu.
Deve usá-la para escovar os dentes por 2 minutos, gastando a mesma quantidade de tempo (30 segundos) em cada quadrante da boca (isto é, superior e inferior, direita e esquerda). Deve igualmente escovar todas as superfícies dos dentes (à frente, atrás e a superfície de mastigação, em cima) e, como acima dissemos, não esquecer a língua.
Pasta de dentes
A aliada da escova de dentes para uma lavagem eficaz. Pode optar por uma pasta dentífrica normal ou, caso tenha dentes e/ou gengivas sensíveis, por uma pasta adequada para tal.
Fio dentário
Não esquecer de o usar pois ajuda, sem dúvida, a remover a placa bacteriana de lugares onde a escova de dentes não consegue chegar. Use-o, pelo menos, uma vez por dia.
Elixir bocal
Após escovar os dentes e passar o fio dentário, termine a sua higiene oral enxaguando a boca com exilir bocal. Existem várias opções e com vários sabores, por isso, escolha o que mais lhe agrada!