
Conheça os diferentes tipos de couves e os seus benefícios
Em Portugal, são tantos os pratos que acompanhamos com couves que quase arriscamos dizer que a culinária portuguesa não podia viver sem elas. E ainda bem, já que a couve é um alimento altamente nutritivo e com muitas opções para variar no dia a dia.
Fique a saber tudo sobre esta hortaliça tão fresca e cheia de sabor, com inúmeros benefícios para a sua saúde.
Que tipos de couve existem?
Vamos por partes. A couve é uma hortaliça que pertence à família das Brassicaceae (nome científico: brassica oleracea) que curiosamente inclui sementes, como a mostarda, e raízes, como o nabo.
Existem vários tipos de couve, que dividimos conforme o a maneira como as consumimos no dia a dia, sendo que entre as principais estão a couve de folhas, de repolho e de inflorescência. Vamos descobri-las:

Couves de folhas
Caracterizadas pelas suas folhas longas, desenvolvidas e abundantes, as couves de folhas não formam um repolho no centro. Um dos exemplos mais conhecidos é a couve-portuguesa, também chamada couve-penca ou tronchuda portuguesa.

Couve de repolho
No caso das couves de repolho, também consumimos apenas as suas folhas. Só existe uma diferença neste grupo: as folhas centrais formam um repolho ou cabeça. Incluem o repolho, a couve-coração, a couve-de-bruxelas, a couve-lombarda, a pak choi e a couve-roxa.

Couve-de-flor ou inflorescência
O que costumamos consumir nestas verduras é a inflorescência, ou seja, o lugar onde está a flor. Tanto que, se esperarmos tempo suficiente, conseguimos ver que nascem flores — algo que não acontece com outros tipos de couves. Fazem parte deste grupo a couve-flor, os brócolos, os famosos bimis e a romanesca.
Porque é que as couves fazem bem à saúde?
As couves são uma fonte incrível de nutrientes, especialmente de cálcio, ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C, K e do complexo B. Além disso, têm poucas calorias e são ricas em fibra, o que as torna um alimento quase obrigatório nos pratos de quem quer perder peso ou controlar o apetite.
Como são ricas em nutrientes, alguns dos seus benefícios para a saúde são:
• Reforçar o sistema imunitário;
• Ajudar à saúde dos olhos;
• Promover a função cognitiva;
• Melhorar a saúde do coração;
• Ajudar a desintoxicar o organismo;
• Promover a saúde óssea e dos dentes;
• Ajudar ao bom funcionamento das células do corpo.
As melhores receitas com couves
Para tirar todo o proveito dos nutrientes e benefícios destas hortaliças frescas e tão tradicionais em Portugal, o melhor será provar todos os tipos de couves e perceber qual a sua favorita.
Deixamos-lhe algumas ideias para pôr em prática em casa e dar mais cor, sabor e saúde aos seus pratos.